Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vamos festejar a Vida...

Hoje, 2 de fevereiro de 2012, é um dia significativo e especial para mim... Nesse ponto, quem ler estas linhas vai dizer: Já sei, é dia de Iemonjá.

Mas não, queridas pessoas, não é esse o motivo de minha alegria. Não sou simpatizante do sincretismo religioso, embora em tempos de perseguições ele tenha sido útil a meus antepassados para a manutenção de nossa religião. Mas definitivamente, Iyá mi Iemonjá não é nem nunca foi Maria, ou Nossa Senhora dos navegantes (para os católicos).

Claro que isso se aplica ao meu entendimento de batuqueira fundamentalista-xiíta revolucionária, respeito a todos os meus antigos, tradicionalistas que adotam o calendário sincrético. Inclusive no Ilê de meu pai, hoje à noite estaremos homenageando mamãe... Se eu me importo? Claro que não, todos os dias são dela e em todos Ela merece o carinho de seus filhos.

Mas voltando ao que eu dizia no começo, 2 de fevereiro é da data do meu renascimento, ou criando um neologismo, meu REANIVERSÁRIO (rsrsrsrs). O dia da chance vital, que todos nós temos em algum período tortuoso da vida, onde o desânimo e a dor se tornam insuportáveis a ponto de querermos desistir de tudo, inclusive da vida. Pois bem, este foi o meu dia D. 

Onde eu olhei pra mim, me reconheci e me aceitei com todos os meus defeitos e qualidades, revi minhas prioridades e me desapeguei de tudo que me fazia mal... Coisas, pessoas, hábitos. Me levantei, olhei ao redor para ver bem quem estava ao meu lado quando eu mais precisei, liguei o F***- SE para o restante que só me sugava, sacudi a poeira e fui SER FELIZ.

Hoje eu me divirto mais, sorrio mais, namoro mais, trabalho melhor e retomei as rédeas da minha vida... Como eu fiz isso? Parei de carregar fardos que não eram meus, de me importar e cuidar de quem não me valorizava. Parei de tentar agradar a todos, aprendi a dizer não, entre outras coisas.
Aprendi que eu sou importante, que tinha que me cuidar em primeiro lugar, e não se sobrasse tempo... Isso me traz tanta felicidade e orgulho de mim mesma que eu poderia escrever oceanos sobre isso. Mas não é meu interesse fazer desse cantinho um consultório de autoajuda, nem pregar moral ou bancar a boa.
Tenho problemas sim, contas a pagar, como todo mundo. A diferença é que eles agora são meus e não mais dos outros. A redenção veio do amor, do meu negrinho, dos meus amigos, da minha família religiosa e de outros lugares de onde eu menos esperava.

Meus deuses são Orisás, minha vida está entregue nas mãos de Iyá mi Iemonjá, que me mostrou os caminhos e despertou a força que sempre morou dentro de mim e que eu desconhecia.

Hoje, milhares de pessoas estão louvando a Yabá que me escolheu, nas praias, nos rios, nos terreiros... E nem que eu a presenteasse com as milhões de flores que ela receberá, eu conseguiria retribuir tudo o que ela faz, todos os dias por mim...


Por uma feliz coincidência, um monte de gente vai comemorar comigo e mamãe Iemonjá, o meu reaniversário...

Comemoremos, então... ;)

Um comentário:

ROSE OLIVEIRA disse...

acabei de conhecer seu blog e amei,parabéns pelo seu trabalho,os posts são fantásticos é um prazer ver blogs como o seu bjs...

http://blogtopodendo.blogspot.com/