Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Porque tem certos "Batuqueiros" que me deixam *&#@#*!




Sou frequentadora assídua de várias comunidades de batuqueiros no Orkut. Gosto porque tem muitas pessoas legais, tem muitos tópicos coerentes e quando é assim o debate flui, a gente aprende e tem acesso a outras vivências... Infelizmente se propagou, nos últimos tempos os chamados Tópicos Denúncia, sobre marmotagens de pessoas que se dizem afro religiosas (antes já existiam, mas agora a coisa se massificou).

O mais triste disso é que, como o povo gosta de circo, o assunto rende, a sujeira aparece e vira uma enxurrada de lama... Que leva junto  o nome da Religião.
Sim, porque ninguém diz FULANO DE TAL é MARMOTEIRO, mas diz que o BATUQUE, O CANDOMBLÉ, A QUIMBANDA (e todas as outras religiões afro) são coisas de marmoteiros...

E o povo evangélico desce o pau na gente... MAS SÃO PESSOAS DITAS DE RELIGIÃO AS QUE DÃO MUNIÇÃO PRA ELES. Seja o marmoteiro em questão ou aquele que "denuncia".

Esse é o tipo de Marketing que a Religião precisa...



O texto abaixo é uma postagem minha na Comunidade Orixás e Batuque...

"Infelizmente, marmoteiros e aproveitadores (vigaristas, enganadores, etc. etc...) existem em todos os lugares... Não só nem PRINCIPALMENTE, dentro das religiões afro.


Assim como existem pessoas que não conseguiram ser nada na vida e que usam do artifício de se tornarem Babás e Iyás sem ter caminho nem preparo/capacidade para isso que usam da religião para tentar se destacar (e com isso demonstrar que tem algum poder).

Talvez sejam essas mesmas pessoas as que valorizam mais o $ que a religião, fazendo de seus Ilês verdadeiras “Tendas de Milagres”, vendendo aquilo que para os verdadeiros religiosos não tem preço, que é sua dignidade frente aos Orisás. Talvez sejam esses mesmos os que acreditam que um Axó suntuoso seja uma armadura mágica capaz de abrir as portas do prestígio e da admiração (para não dizer Inveja) alheia.

Bom, sobre aqueles que só procuram a religião para resolver seus problemas (acreditando que o $ compra tudo, sem nenhum comprometimento), esses realmente merecem ser enganados/ extorquidos por aproveitadores... Porque esse não é o objetivo da religião. Não se barganha com o Divino e mais uma vez, INFELIZMENTE, alguns só aprendem tomando na cara.

Mas na minha modesta opinião, isso não tem nada a ver com a Religião, mas sim com PESSOAS...

E enquanto ficamos baseando nossas discussões nesse tipo de pessoas e suas condutas desonrosas, num esforço inútil de mudar alguma coisa, elas continuam fazendo e fazendo cada vez pior... Por quê?

Porque ao invés de valorizarmos o que há de bom dentro da Religião Afro, acabamos por propagandear esses camaradas que não acrescentam NADA.

Deveríamos sim, mostrar a beleza da religião feita por muitos Babás e Iyás sérios, que com humildade realmente fazem religião. Fazermos nós mesmos a nossa parte, sendo verdadeiros em nossa prática religiosa, tendo confiança no que cultuamos e na maneira como fazemos. Isso muda alguma coisa.

Temos tempo para discutir (e muitas vezes desqualificar)

o “Lado”
o fundamento
o Axó,
a propaganda na Zero Hora...
 
Será que nos sobra tempo para fazer Religião?"
 
 
Não quero parecer a dona da verdade... Porque de fato não sou... Mas será que ninguém pensa nisso???
Como diz um Axerê que eu gosto muito: Ô, Línguão... Pára de afiar "essa" sua (fazer fofoca) que tem bastante ferrinho (trabalhar) pra fazer... (Quanta Sabedoria...)
 
 
#desabafomodeon
 
 

2 comentários:

Mógbà Rudi Omo Sàngó disse...

Fazia tempo que não lia algo que realmente tenha importância para mim... O Batuque passa por uma era que me preocupa!!!

o “Lado”
o fundamento
o Axó,
a propaganda na Zero Hora...

Será que nos sobra tempo para fazer Religião?"
Acredito que não sobra... só vejo pessoas interessadas com a aparência, mídia, fotos em jornais Afros, etc. Te deixo uma pergunta:
Tu achas que quem quer ajudar necessita aparecer no jornal com fotos?
Agora chega o inverno e oque mais vemos nos jornais afros locais, fotos de religiosos com campanha solidária, mostrando que levaram meia dúzia de agasalho e colocam a foto no jornal... Acredito que enganam a eles mesmos e acredito que um dia serão cobrados por se utilizar dessa realidade para fazer auto promoção e propaganda!!!
Isso me envergonha como Batuqueiro...

Fabiula Ayobami Martins disse...

Obrigado Mógbá pelo seu comentário e por ser o primeiro seguidor do meu "projeto" de blog... É uma honra pra mim que estas linhas tão mal escritas sejam lidas por um cara tão inteligente e conhecedor da religião afro.